As falas ao CBI

A campanha eleitoral no Reino Unido mostra que os candidatos terão que explicar a política econômica que irão implantar quando tomarem posse do cargo de primeiro-ministro em dezembro. Boris Johnson (Conservadores), Jeremy Corbyn (Trabalhistas) e Jo Swinson (Liberal-democrata) foram a conferência da CBI para falar sobre isso.

A CBI é a uma associação dos empresários britânicos. Em época de eleição, os líderes partidários tem de ir na conferência anual para explicar a política econômica que pretendem por em prática. Hoje, a congresso da CBI foi importante por estabelecer os objetivos dos candidatos a premiê antes do lançamento dos manifestos que serão publicados nessa semana.

Jo Swinson afirmou que os liberais-democratas são o partido dos negócios e defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia. O primeiro-ministro Boris Johnson defendeu um amplo corte das taxas de juros para os pequenos negócios junto com o congelamento de tarifas e impostos. Corbyn afirmou que os trabalhistas defendem um acordo de livre-comércio com Bruxelas que possa criar empregos em Londres.

A novidade ao vermos três líderes partidários discutirem economia com a classe empresarial é importante para o futuro britânico. A CBI emitiu uma nota no último final de semana onde fez duras críticas a trabalhistas e conservadores devido a falta de clareza nas propostas econômicas junto com um populismo político.

Isso se deve a proposta trabalhista de nacionalizar a empresa de telecomunicação BT para garantir a expansão da internet Wifi por todo o país junto com o projeto conservador de romper laços econômicos com Bruxelas que iria causar graves problemas para a economia britânica nos próximos anos.

Isso mostra que teremos um longo debate pela frente.

Deixe um comentário