O Summer Statement

Hoje, o chancellor of Exchequer Rishi Sunak irá ao parlamento britânico para fazer o summer statement. Esse procedimento é comum na economia britânica porque é uma revisão das medidas anunciadas no budget. Esse é o primeiro SS na Era Sunak devido ao recentes acontecimentos como a pandemia do Covid-19 e a forte intervenção estatal no cenário econômico.

Sunak promete novas medidas de alívio econômico no valor de 180 bilhões de pounds como uma forma de mitigar os efeitos da crise econômica. Os cortes de gastos que eram comuns nos tempos de George Osborne dão lugar a um tempo de investimento pesado na economia bancado pelo estado britânico. O que é inédito para o partido conservador na era pós-Thatcher.

Os temores que o esquema de pagamento de salários pelo estado britânico conhecido como Furlough Scheme seja revisado ficam evidentes. A Shadow Chancellor trabalhista Annalise Dods já externou essa preocupação devido ao fato de termos uma precarização do emprego devido as recentes reformas no sistema de bem-estar social promovidas pelo então premiê David Cameron.

Hoje, os trabalhistas irão se reinventar como força política. Após a era de maoismo econômico representada pelo ex-shadow chancellor John McDonnell. Annalise Dods adota uma postura pragmática ao encarar uma realidade onde o eleitorado exige uma melhora sensível no estado de bem estar social que foi fortemente prejudicado pela pandemia.

Se nos filmes trágicos de Ken Loach vimos o desespero econômico e social de uma nação que não conseguiu se reerguer em momentos como o Tchaterismo e o New Labour devido a teoria da culpa da hegemonia neoliberal. Hoje, veremos o chancellor Rishi Sunak falar de reformas econômicas ou até mesmo a ampliação do estado de bem-estar social. Este é o summer statement.

Deixe um comentário